Plano Municipal de Saneamento Básico

O saneamento básico é um serviço público, cujo acesso deve ser garantido de forma universal e integral.

Com as diretrizes para o saneamento básico definida na Lei Federal n° 11.445/2007, a sua visão é ampla e integrada, entendendo como saneamento básico o conjunto dos serviços e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário e o manejo de águas pluviais urbanas.

Considerando a abrangência do Saneamento Municipal, o Saneamento Básico no perímetro urbano é constituído por:
a) abastecimento de água potável – fornecido pela CORSAN;
b) esgotamento sanitário – formado por sistemas unitários (fossa e filtro), com as seguintes características:
- com disposição de efluente no solo;
- com disposição do efluente em rede mista ou unitária;
- previsão futura de evolução para o sistema separador absoluto com tratamento, em atendimento à Resolução CONSEMA 128/06.

No meio rural o abastecimento de água é realizado, basicamente, através de poços artesianos com desinfecção.

O Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB – tem por objetivo apresentar o diagnóstico do saneamento básico no território do Município de MOSTARDAS.

saneamento.jpg