Semana Lixo Zero

Data de publicação: 23 de janeiro de 2019

Vamos cuidar do lixo? Este é o desafio que estamos propondo nesta semana, para refletirmos sobre como o lixo afeta nossas vidas! Em Mostardas, são geradas diariamente 6 toneladas de lixo. O custo para coletar, transportar e tratar da forma adequada este material é de R$ 600.000,00 ao ano.

Por mais que haja esforços do poder público, é essencial a participação da população no cuidado com o lixo, pois a cidade mais limpa é aquela que ninguém suja.

No sábado (26/01) estaremos apoiando a 5ª edição do projeto Praia Limpa no Farol da Solidão, atividade que tem mobilizado moradores, pescadores e veranistas através de ação educativa que busca além de recolher excesso de resíduos, promover a sensibilização ambiental!

Curiosidades

• A cada tonelada de papel reciclado, são preservadas 17 árvores, economiza-se 26 mil litros de água, preserva-se a qualidade do ar, ou seja, são 27 kg a menos de poluição.
  • A reciclagem de uma garrafa de vidro gera economia elétrica capaz de manter acesa uma lâmpada de 100 watts por quatro horas.
  • A cada 50 kg de papel usado transformado em novo, evita que uma árvore seja cortada.
  • Para produzir 50 kg de alumínio é necessário em torno de 5.000 quilos de bauxita.
  • Um quilo de vidro quando reciclado faz exatamente um quilo de vidro novo, podendo ser reciclado infinitas vezes.
  • Fabricar novas latas de alumínio a partir de latas recicladas requer 95% a menos de energia do que produzir a partir da bauxita que é uma matéria-prima virgem.
  • Reciclar um frasco de vidro economiza energia suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante quatro horas.

As comemorações alusivas à "Semana Lixo Zero" tem como objetivos:

(Lei nº 3.840 de 30 de Outubro de 2018)

I - reduzir a quantidade de resíduos sólidos a serem enviados para a área de disposição final no Município ou fora deste;

II - promover debates entre os munícipes e os diversos segmentos da sociedade congregando os municípios e entidades públicas e privadas como associações, cooperativas, empresas, escolas, universidades, órgãos públicos, entre outros;

III - disseminar e conscientizar, por toda a sociedade, os conceitos de não geração, redução, reutilização, reciclagem e compostagem dos resíduos sólidos;

IV - proporcionar experiências lúdicas e técnicas sobre a correta destinação dos resíduos e o consumo consciente;

V - oportunizar a valorização de trabalhos, projetos, estudos e novidades tecnológicas, voltadas para o meio ambiente;

VII - fomentar a reciclagem e a geração de renda a partir do lixo;

VIII - apoiar e incentivar o cooperativismo;

IX - incentivar o consumo consciente;

XI - incentivar a promoção de mutirão de limpeza nas praias, nas lagoas, parques, trilhas ecológicas, praças, ruas, entre outros pontos da cidade;

XII - promover concurso de projetos, desenhos e redações voltadas ao tema;

XIII - realizar mutirões de limpeza nas áreas urbana, rural e balneários;

XIV - estimular atividades associadas aos Comitês de Bacia e Unidades de Conservação relacionadas ao nosso território.

O que fazer com o lixo? Acesse o Portal Ambiental!

(http://portal.sysnova.com.br/mostardas)