Parabéns Mostardas!

Data de publicação: 26 de dezembro de 2018

Hoje Mostardas comemora 55 anos de emancipação política! A Lei Estadual nº 4.691 de 26 de dezembro de 1963 criou o Município, desmembrando-o de São Jose do Norte! A Prefeitura de Mostardas, nesta data tão significativa, parabeniza o nosso povo, que ajudou a construir nossa identidade, com traços fortemente ligados a cultura açoriana e africana!

Para o prefeito Moisés Pedone "A cada dia, temos buscado construir uma cidade melhor, com diálogo, cooperação e transparência. É nosso dever, agora, no presente, reconhecer todos aqueles que lá no passado, lutaram para que pudéssemos ser um município. Os governos passam, assim como as pessoas, mas fica sempre o legado e cada um de nós é co-responsável pelo futuro que sonhamos. Estamos todos nós, mostardeiros e mostardenses, de parabéns por esta data. Que sirva para reforçarmos os laços afetivos com a nossa querida terra, pois a gente só ama de verdade aquilo com o qual nos identificamos e nos reconhecemos no dia à dia."

Saiba mais:

A origem do nome da cidade ainda é discutível. Várias hipóteses foram elencadas, sendo a mais aceita a da historiadora Marisa Oliveira Guedes, a qual afirma que: “Em 1738, foi criada a ‘Guarda das Mustardas’, mais tarde com a criação da Freguesia é que passou a chamar-se Mostardas. O nome Mustardas teria surgido de trincheiras cavadas e cobertas com uma esteira de taquara e junco, as quais eram camufladas plantando-se mostarda, já que este vegetal não murcha. Desse modo abrigaria e camuflaria os soldados nas guerras em Portugal”.
No período colonial, as constantes guerrilhas e invasões dos povoamentos no entorno da cidade do Rio Grande e outros mais ao sul, fizeram com que a população procurasse um local mais seguro. Um desses lugares foi o istmo entre a Laguna dos Patos e o Oceano Atlântico.
A “Freguesia de São Luis de Mostardas” foi criada por Alvará Imperial de 18 de janeiro de 1773. Neste mesmo ano começam a chegar os primeiros colonos açorianos, marcando o costume e a cultura da população mostardense.
Visite nossa página institucional: https://www.mostardas.rs.gov.br