Homenagem a personalidades negras

Data de publicação: 5 de dezembro de 2018

A Prefeitura Municipal de Mostardas e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Lei Municipal 3.457/2016), realizaram no final da tarde desta terça-feira, a entrega do Prêmio Zumbi e Dandara 2018! Para o prefeito Moisés Pedone, "Poder receber em meu Gabinete lideranças negras de nossa comunidade e agradecer por tudo que fizeram ao nosso município é uma grande honra e motivo de muita felicidade! Mostardas é açoriana e africana, portanto #AfroAçoriana! Estamos assim, reconhecendo a importância do povo negro na nossa história, cultura e identidade! Promover políticas de igualdade racial é um dos nossos desafios! Parabéns ao Conselho de Promoção da Igualdade Racial e a todos que nos ajudam a construir uma cidade mais humana e que respeita as diferenças" destacou.

Para a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Roberta Medeiros, "mais do que nunca a representatividade importa e é essencial que possamos reconhecer nosso valor na sociedade"

Para o secretário de Planejamento e Meio Ambiente Jorge Amaro, "Promover a igualdade racial passa primeiro, por uma decisão política da gestão, segundo, pelo reconhecimento do protagonismo do povo negro como agente de sua história e por fim, a consciência passa por novas formas de pensar as políticas públicas, com fortalecimento dos instrumentos locais para assim, garantir a continuidade das ações a médio e longo prazo."

Premiados 2018
Alcides Vieira da Costa (póstuma)
Madir Chaves da Silva
Maria Elizabete Chaves da Silva
João Orêncio Galvão
Irma da Conceição Lemos
Roseli Conceição Lemos de Souza
Antonio Lopes de Mattos
José Antonio da Silva
Jaci Luís Ferreira de Lima
João Manoel da Silva

Servidores Públicos
Maria Inês de Souza Figueira
Mario Antiqueira Batista

Políticas e ações desenvolvidas pelo Município na Promoção da Igualdade Racial (2017/2018)

• Adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial na modalidade de Gestão Básica
  • Aprovação no Ministério de Direitos Humanos do Projeto “Apoio às Atividades de Promoção da Igualdade Racial”
  • Resolução Nº 006/2018 Conselho Municipal de Educação: Dispõe sobre os procedimentos para o desenvolvimento das Diretrizes Curriculares Nacionais relativas à Educação das Relações Étnico-raciais e ao Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, no Sistema Municipal de Ensino de Mostardas/RS.
  • Portaria nº 3.6725/2017: Nomeia os membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
  • Decreto nº 7.559/2017: Institui a Década Internacional Afrodescendente e institui Grupo de Trabalho no Município de Mostardas/RS
  • Lei nº 3.595/2017: Institui o Prêmio de Igualdade Racial Zumbi e Dandara