Participação social é o caminho!

Data de publicação: 28 de novembro de 2018

O prefeito Moisés Pedone tem defendido como uma das bandeiras de sua gestão a cooperação, a parceria e especialmente, a transparência. Um dos trabalhos que tem sido feito para concretizar estas ações é a realização de conferências, como forma de escutar a sociedade para a qualificação de políticas públicas.

Neste sentido, ocorreram no mês de novembro duas importantes Conferências de forma pioneira em Mostardas - a da Criança e do Adolescente e do Idoso.

Criança e Adolescente

Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamanto das Violências a 1° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, na tarde desta terça-feira (27/11) no Auditório Mathias Azambuja Velho.

O cerimonial foi apresentado pela secretária municipal de Administração Lais Teixeira. O encontro foi conduzido pelo presidente do COMDICA, Tiburcio Francisco Machado, e teve a finalidade de debater e votar proposições e sugestões sobre políticas públicas para as crianças e adolescentes , que serão encaminhadas ao Conselho Estadual. Foram deliberadas propostas pelos Grupos de Trabalhos composto pelos delegados, que seguem para a Conferência Estadual, e após para a conferência nacional e, por último, chegam ao Ministério do Desenvolvimento Social para que sejam realizados os planos plurianuais e o planejamento de ações voltadas a este público. Foram eleitos 6 Delegados sendo 3 Titulares e 3 Suplentes.  O Palestrante da Conferência foi secretário de Planejamento e Meio Ambiente Dr. Jorge Amaro.

O vice-prefeito Marne Vitorino destacou "a importância do conhecimento sobre os direitos e especialmente, os deveres, sobretudo, a valorização da escola, família e educadores, fundamentais em nossa formação humana", destacou.

Pessoa Idosa

Com o tema “Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, a I Conferência Municipal da Pessoa Idosa foi realizada terça-feira (20/11) no Auditório Mathias Azambuja Velho. O cerimonial foi apresentado pela secretária municipal de Administração Laís Teixeira. O encontro foi conduzido pela presidente do Conselho Municipal do Idoso Scheila Machado, e teve a finalidade de debater e votar proposições e sugestões sobre políticas públicas para a pessoa idosa, que serão encaminhadas ao Conselho Estadual. Foram deliberadas 5 propostas pelos Idosos presentes, que seguem para a Conferência Estadual, e após para a conferência nacional e, por último, chegam ao Ministério do Desenvolvimento Social para que sejam realizados os planos plurianuais e o planejamento de ações voltadas para a população idosa. Foram eleitos 4 Delegados sendo 3 Idosos e 1 membro do Conselho Municipal do Idoso. Os Idosos tiveram palestra com a Assistente Social Luciane Alave de Araujo e um Show surpresa com cantor Douglas Bastos.