×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Apresentação do Plano de Bacia do Litoral Médio

Data de publicação: 17 de agosto de 2018


O município de Mostardas sediou nesta quinta-feira (16/08) a primeira apresentação pública do Plano de Bacia do Litoral Médio. A atividade ocorreu no auditório Mathias Azambuja Velho, sendo organizada pelo Comitê de Gerencianto da Bacia e apoio da Prefeitura Municipal de Mostardas através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 
Na sua fala, o prefeito Moisés Pedone destacou que "Temos a compreensão da importância da participação da comunidade neste processo que irá estabalecer um planejamento a curto, médio e longo prazo para a Bacia".
O diretor do Departamento de Recursos Hídricos da SEMA, Fernando Meirelles fez uma explanação sobre o plano, mediado pela presidente do Comitê, Leda Famer. Participaram do evento, diversas representações de Mostardas e Tavares, incluindo pescadores, agricultores, estudantes, servidores públicos, secretários municipais e comunidade.
Para o secretário de meio ambiente Jorge Amaro "Queremos um plano que possa refletir os anseios e desejos de nossa comunidade, onde o tripé - econômico, ambiental e social - possam ser equilibrados. Tenho defendido que as questões ambientais, quando entram com responsabilidade na agenda pública, não são problema, mas solução
 
Saiba mais:
A Bacia Hidrográfica do Litoral Médio está localizada a leste do Estado do Rio Grande do Sul, entre as coordenadas geográficas de 29°51' a 32°11' de latitude Sul e 50°15' a 52°05' de longitude Oeste. Compreende as áreas do entorno da Laguna dos Patos,sendo  formada por diversas lagoas,às  quais algumas destas lagoas estão interligadas. O  principal uso de sua água é para a irrigação de lavouras de arroz, apresentando um grau de urbanização e densidade demográfica baixa. A fragilidade para manutenção da água doce na bacia é grande, pela influência oceânica, podendo acarretar problemas de restrição de uso pela intrusão salina através da Laguna dos Patos. Abrange a província geomorfológica Planície Costeira e possui área de 6.108,03 km², envolvendo os municípios de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Balneário Pinhal, Cidreira, Mostardas, Osório, Santo Antônio da Patrulha,São José do Norte, Tavares, Tramandaí e Viamão. 
 
 

© Copyright 2019 - Direitos reservados à Prefeitura de Mostardas/RS

topo