Consulta Popular 2018

Data de publicação: 21 de junho de 2018

O governo do Estado definiu a liberação de R$ 80 milhões para os projetos da Consulta Popular 2018. Esse valor representa 33% a mais do que no ano passado (60 milhões) e será distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do Estado, de acordo com critérios técnicos, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a votação que define as prioridades de cada região acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de junho pela internet. Em 2017, foram mais de 705 mil eleitores. Após escolhidos os projetos pela população, eles são inclusos no orçamento do Estado para 2019.

Conforme o Secretário de Planejamento Jorge Amaro "no ano passado conquistamos recursos na ordem de R$ 19.000,00. É de grande importância a participação e mobilizaçao da população. O tema que estaremos priorizando este ano é a segurança pública, diante da necessidade de qualificar nosso policiamento na região."  O Corede Litoral Norte terá a disposição o montante de R$ 3.453.000,00 disponíveis.

Como votar?

Neste ano de 2018 a votação será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho em todo o Estado, por meio de voto secreto. Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação. A votação será apensa em meio digital, de forma on-line através do site da Consulta Popular e de forma off-line, através de aplicativo desenvolvido pela PROCERGS, e disponibilizado para uso dos Coredes e Comudes para a captação de votos. Para a votação é necessário o número do seu título de eleitor.

Onde votar?

Prefeitura Municipal de Mostardas