Semana do Meio Ambiente mobiliza comunidade

Data de publicação: 12 de junho de 2018

O dia 5 de junho é dedicado a cada ano, a comemoração do “Dia Mundial do Meio Ambiente”. A data serve para que possamos refletir e criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta, e sobretudo, em nosso município. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra.

A data foi criada em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conferência essa que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo.

Conforme a Lei Municipal 2.805/2011, que “Dispõe sobre a Política do Meio Ambiente do Município de Mostardas e dá outras providências”: Art. 55 - Fica instituída a “Semana do Meio Ambiente”, que será comemorada nas escolas, creches e demais estabelecimentos públicos, através de programações educativas e campanhas junto à comunidade, na primeira semana do mês de junho de cada ano.

Nesta semana convidamos toda nossa comunidade a refletir sobre o papel individual e coletivo na proteção do meio ambiente. Isso inclui especialmente, o cuidado com o lixo, o esgoto, a responsabilidade com os terrenos baldios e todas as medidas que podemos tomar todos os dias e que podem refletir em melhoria na qualidade de vida de todos nós. UMA MOSTARDAS MAIS LIMPA E SUSTENTÁVEL É POSSÍVEL, SÓ DEPENDE DE CADA UM DE NÓS! VAMOS FAZER JUNTOS?

Conforme o prefeito Moisés Pedone "O Município de Mostardas tem buscado cada vez mais investir em Meio Ambiente. Várias são as ações neste sentido. Esta semana é um exemplo, cuja palavra-chave é parceria! Tudo foi realizado com empenho dos servidores e parceria com instituições da comunidade."

Segundo o Secretário de Meio Ambiente Jorge Amaro "Estamos revendo e organizando nossa legislação, organizamos o Conselho e o Fundo Municipal. Estruturamos a secretaria com equipamentos e ampliação da carga horária de servidores. Temos graves problemas, mas estamos buscando soluções a curto, médio e longo prazo."

Durante os dias 04 a 09 de junho de 2018, realizou-se mais uma Semana Municipal do Meio Ambiente de Mostardas. Conforme a engenheira agrônoma Roberta Medeiros "O tema definido para esta edição foi Cultura e Meio Ambiente: Nossas Raízes, Nossas Riquezas, procurando integrar os valores culturais e ambientais do nosso município."

As atividades do evento concentraram-se no Ginásio Municipal de Esportes Mário da Silva Collares, além de ações paralelas em Escolas e na sede do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Dentre as principais atividades destacam-se:

• Palestra: “Lixo e resíduos sólidos, problemas e soluções” (ICMBio);
  • Oficina de artesanato em lã ovina (Grupo de mulheres Quilombolas dos Teixeiras);
  • Palestra sobre o Distrito Edgardo Pereira Velho (ACEPEV/ E.M.E.F. Nossa Srª Aparecida);
  • Apresentação do projeto Sustentabilidade e Alimentação Saudável (E.M.E.F. Marcílio Dias);
  • Palestra: “Conhecendo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Biólogo Thiago Schiminski);
  • Palestra: “Receitas caseiras para controle de pragas em hortas e pomares domésticos” (Emater Mostardas)
  • Entrega do prêmio Protetor da Natureza 2018
  • Apresentação de invernadas: Grupo folclórico Anita Garibaldi e CTG Tropeiros do Litoral;
  • Apresentação da Orquestra Vila das Almas e Grupo de teatro Quicumbi;
  • Aulas abertas de ginástica e alongamento e aulão de Yoga;
  • Recolhimento de Lixo Eletrônico (Projeto Recondicionar, Colégio Marista)
  • Exposições permanentes: “Nossos Faróis” (E.M.E.F. Marcelo Gama) e “Roteiros Turísticos” (Escolas paricipantes da Gincana Cultural).
  • Estandes e Apoiadores: Emater Mostardas, ICMBio – Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Assistência Social, Casa de Cultura Orlando Duarte, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mostardas e COOPTRAM, DESENVOLT Painéis Solares, aplicação de Reiki (Priscilla Terra e Vera Argenta Terapeuta Holística), Chimarródromo ( Erva Ilomate) e Sulpinus.

A Semana Municipal do Meio Ambiente de Mostardas, nesta edição, foi realizada com propósito de destacar o patrimônio cultural em consonância com as riquezas ambientais de nosso município. Ainda, foi possível mostrar práticas, localidades e tradições, que fazem parte do cotidiano mostardense, aos nossos cidadãos e, assim, afirmar a identidade de Mostardas frente a um paralelo tênue que tramita entre os remanescentes quilombolas e a modernidade do século XXI.

No decorrer da semana, ocorreram visitas de escolas municipais e estaduais, da APAE, de autoridades locais, de grupos tradicionais e tradicionalistas e demais cidadãos, tendo sido registrado, aproximadamente, trezentas assinaturas em nosso livro de presença.

Desse modo, a Semana Municipal do Meio Ambiente de 2018 foi concluída com sucesso, mobilizando diversas instituições e estimulando diálogos a respeito do meio ambiente e da importância de preservá-lo junto às tradições do município de Mostardas, exaltando nossas paisagens, potencial turístico, demandas e ações ambientais, ao mesmo tempo em que provocamos a curiosidade para o tradicional e o novo tão presentes e, por vezes, tão distantes da nossa população.