Semana do Meio Ambiente 2018

Data de publicação: 30 de maio de 2018

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2018
Data: 04 a 09 de junho de 2018
Tema: "Cultura e Meio Ambiente: Nossas raízes, nossas riquezas"
Local: Ginásio de Esportes Municipal
Avenida Padre Simão, 305
O dia 5 de junho é dedicado a cada ano, a comemoração do “Dia Mundial do Meio Ambiente”. A data serve para que possamos refletir  e criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta, e sobretudo, em nosso município. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra. A data foi criada em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi criado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conferência essa que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo. Nessa Conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que apresenta princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente.
Conforme a Lei Municipal 2.805/2011, que “Dispõe sobre a Política do Meio Ambiente do Município de Mostardas e dá outras providências”: Art. 55 - Fica instituída a “Semana do Meio Ambiente”, que será comemorada nas escolas, creches e demais estabelecimentos públicos, através de programações educativas e campanhas junto à comunidade, na primeira semana do mês de junho de cada ano.
Nesta semana convidamos toda nossa comunidade a refletir sobre o papel individual e coletivo na proteção do meio ambiente. Isso inclui especialmente, o cuidado com o lixo, o esgoto, a responsabilidade com os terrenos baldios e todas as medidas que podemos tomar todos os dias e que podem refletir em melhoria na qualidade de vida de todos nós. UMA MOSTARDAS MAIS LIMPA E SUSTENTÁVEL É POSSÍVEL, SÓ DEPENDE DE CADA UM DE NÓS! VAMOS FAZER JUNTOS?

04/06 – Segunda-Feira

Montagem do espaço e Abertura das Exposições

Oficina de Capoeira

05/06 – Terça-Feira

9h – Palestra: Lixo e Resíduos sólidos, problemas e soluções (ICMBIO)

9h45 - Plantio de Árvores

Blitz Ecológica (Avenida Padre Simão): APAE e estudantes

19h – Abertura Oficial

Apresentação do Condema

Lançamento do Portal Leis Municipais de Mostardas

Entrega do Prêmio Protetor da Natureza

Apresentação da Invernada do Grupo Folclórico Anita Garibaldi

06/06 - Quarta-Feira

9h – Oficina de Artesanato em Lã Ovina com o grupo "Mulheres Quilombolas dos Teixeiras"

11h – Palestra sobre Meio Ambiente na Feira do Livro da Escola Estadual Mario Quintana

14h – Reunião aberta do CONDEMA

15h – Palestra: Conhecendo o Distrito Edgardo Pereira Velho (ACEPEV/Escola Municipal Fundamental Nossa Senhora Aparecida)

15h30 - Palestra: Projeto Sustentabilidade e Alimentação Saudável (Escola Municipal Fundamental Marcílio Dias)

19h –  Apresentações artísticas e Invernada do CTG Tropeiros do Litoral

Exposição de Artesanato e Corte Costura

07/06 – Quinta-Feira

9h – Palestra: Conhecendo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente

14h – Reunião do Conselho Consultivo do Parque

Sede do Parque Nacional da Lagoa do Peixe

19h – Orquestra Vila das Almas e Sarau Cultural

Grupo de Teatro Quicumbi

08/06 – Sexta-Feira

9h – Oficina: Receitas caseiras para controle de pragas em hortas e pomares domésticos (Emater)

13h30 – Oficina de Receitas - Alimentação adequada e saudável no contexto da alimentação: Difusão do consumo de produtos da sociobiodiversidade regional (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mostardas)

Salão da Igreja Menino Jesus de Praga

15h – Premiação do Concurso Fotográfico do Parque Nacional da Lagoa do Peixe: Homenagem a Rodrigo Baleia “MINHA VISÃO DO PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE”

17h – Baile da Terceira Idade

09/06 - Sábado

8h – Oficina de Receitas - Alimentação adequada e saudável no contexto da alimentação: Difusão do consumo de produtos da sociobiodiversidade regional - Elaboração e degustação das receitas (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mostardas)

Salão da Paróquia Menino Jesus de Praga

Alimentação Saudável

Plantio de Árvores

Saiba mais em: www.mostardas.rs.gov.br

Promoção: Secretaria Municipal do Meio AMbiente | Emater Mostardas | ICMBIO - Parque Nacional da Lagoa do Peixe

Programação sujeita a alterações.

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É RESPONSABILIDADE DE TODOS NÓS!