A importância do descarte correto do lixo

Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente Data de publicação: 4 de maio de 2020

No momento em que vamos jogar algo fora, o cesto de lixo parece ser o destino mais apropriado, certo? Bem, depende.

Alguns produtos podem ter um fim diferente , como por exemplo, o lixo eletrônico.  Assim como existem alguns itens que vão precisar de um cuidado especial, sendo estes: a pilha,  a lâmpada, os cartuchos de impressora e o óleo de cozinha usado. Pois estes quando descartados de forma inadequada, causam grandes impactos ambientais. Então, como fazer o descarte correto?  A gente te explica!

Converse com os responsáveis pelo local onde você compra as suas pilhas, cartuchos e lâmpadas, isso porque esses locais devem repassar o material velho para os fabricantes, que segundo a Lei Federal 12.305/2010 são responsáveis por fazer o descarte correto dos produtos, praticando assim a lojística reversa.

Quanto ao descarte do Lixo Eletrônico e do óleo de cozinha, temos um ponto de coleta na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O que pode ser descartado na Gaiola do Lixo Eletrônico:

- Monitores de Computadores;
- Telefones Celulares e baterias;