Mostardas na Marcha em Defesa dos Municípios

Data de publicação: 24 de maio de 2018

O prefeito Moisés Pedone está em Brasília participando da Marcha em Defesa dos Municípios, uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e se tornou o maior evento político do Brasil, contanto com a presença de mais de 8 mil participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República. Ao longo dos quatro dias deste congresso, desafios comuns dos Municípios são debatidos com os diferentes atores políticos a fim de que, gradualmente, as imperfeições de nossa Federação sejam corrigidas.

Uma das pautas diz respeito a ADI 4917 que tramita no Supremo Tribunal federal e trata sobre os royalties do petróleo. Nos últimos 5 anos de produção de petróleo, o conjunto dos municípios e estados deixou de arrecadas R$ 48 bilhões por meio do Fundo Especial do Petróleo. O Município de Mostardas perdeu em razão da liminar R$ 2.037.271,42.

A XXI edição da Marcha está sendo desenvolvida nas dependências do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Este é o momento de o Congresso Nacional, o Executivo Federal e os demais poderes do Estado Brasileiro se reunirem com os municipalistas em um amplo espaço preparado para a todos bem acolher. O compromisso com os futuros candidatos à Presidência da República é o momento auge da programação. Como signatários da Carta da Marcha deste ano, são esperadas inúmeras organizações público e privada comprometidas com uma nova realidade para o país.

O evento é organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), entidades estaduais e as microrregionais municipalistas. O prefeito reuniu-se com representantes da bancada gaúcha e em diferentes ministérios pleitando projetos apresentados pelo município nos anos de 2017 e 2018, que visam o desenvolvimento nas áreas da agricultura, turismo, esporte e lazer.