Semana da Consciência Negra mobiliza escolas de Mostardas

Data de publicação: 25 de novembro de 2019

As escolas municipais e estaduais de Mostardas estão desenvolvendo uma série de ações voltadas a promoção da igualdade racial dentro das programações da Consciência Negra!

O envolvimento de alunos, educadores e equipes diretivas tem sido o ponto forte da semana, onde o tema tem perpassado deste a educação infantil ao ensino médio!

Abaixo um pouco das ações realizadas em nossas escolas!

Exposição de trabalhos da Escola Municipal Fundamental Dinarte da Silveira Martins no saguão da Prefeitura Municipal de Mostardas

Atividades desenvolvidas do Jardim I ao 9º ano na Escola Municipal Fundamental Nossa Senhora Aparecida

Escola Municipal Fundamental Ruy Miguel Collares Victorino está realizou atividades na própria escola do dia 12/11 ao dia 20/11 envolvendo roda de conversa, filmes, pesquisa sobre comidas típicas, sendo que no dia 20/11 ocorrerá Amostra dos Trabalhos e Merenda Especial.

Escola Municipal de Educação Infantil Dona Iolanda Tesche desenvolveu o Projeto “A Cor da Consciência” com várias propostas de atividades para que os professores desenvolvam ações de promoção da igualdade racial nos seus planos de aula.

Na Escola Municipal de Educação infantil Vó Tota, cada turma desenvolveu o seu projeto sobre Consciência Negra,  tendo também atividades coletivas com dramatização,  desfile Afro  com vestimentas,  pinturas e músicas africanas, homenagens a personalidades negras da nossa comunidade,  incluindo a nossa corte da XIX Ovearte, assim como  exposição de trabalhos no corredor da escola que estará toda mobilizada e organizada para trabalhar esta temática tão importante e rica presente na  nossa história e cultura.

Na Escola Municipal Fundamental Marcílio Dias foram desenvolvidas atividades durante toda a semana, dentre elas, o Filme “O menino que descobriu o Vento”, visita a Comunidade Quilombola do Beco dos Colodianos, alunos das comunidades dos Teixeiras e Colodianos falando e mostrando com fotos suas comunidades, trabalhos em sala de aula abordando arte, música, religiosidade, história, brincadeiras e lanche típico.

Na Escola Municipal Fundamental Marcelo Gama ocorreu atividades em sala de aula e palestra para os alunos com o secretário do Meio Ambiente Jorge Amaro.