×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste

Oficina de Libras na Escola Dinarte Silveira Martins

Data de publicação: 3 de setembro de 2019


Está ocorrendo nesta terça-feira (03/09) Oficina sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Escola Dinarte Silveira Martins, voltada aos alunos e professores ministrada pela Tradutora Intérprete Lisângela Rossi Sityá Pazetto.

A atividade ocorre em virtude da escola ter uma aluna surda e o objetivo é conscientizar os alunos e professores da importância da acessibilidade comunicacional, sobretudo, do uso da Libras.

O que é Libras?

As línguas de sinais usam gestos e movimentos para substituir a comunicação por meio de sons. Elas tem léxico e gramática próprios. Assim como cada povo desenvolveu seu idioma oral, cada comunidade criou sua língua de sinais. Portanto, há versões de diferentes países.

O sistema brasileiro é derivado da língua de sinais que se desenvolveu ao longo dos anos no país e também da língua gestual francesa. Por isso, tem semelhanças com línguas de sinais da Europa e da América.

A libras foi oficialmente reconhecida como uma língua brasileira em 2002, na Lei nº 10.436, de 24 de abril. O projeto da então senadora Benedita da Silva (PT-RJ) foi aprovado no Congresso e sancionado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

 

© Copyright 2019 - Direitos reservados à Prefeitura de Mostardas/RS

topo