Campanha: Coleta de Pneus

Data de publicação: 15 de maio de 2019

A partir de hoje (15/05) até o dia 23/05 a Prefeitura Municipal de Mostardas através das Secretarias do Meio Ambiente, Saúde e Obras está organizando uma grande Campanha de Coleta de Pneus Usados em parceria com a RECICLANIP! Conforme o Secretário de Meio Ambiente Jorge Amaro "A atividade faz parte da Mobilização Nacional para recolhimento de pneus inservíveis que são potenciais criadouros do mosquito Aedes e por isso estabelecem um alto risco para transmissão das doenças."

Quando? 15 a 23 de maio de 2019 (Oportunidade Única).
Onde levar os pneus? Na garagem da Secretaria de Obras (Rua Independência, 91).

Participe, ajude a construir uma cidade mais limpa!

Saiba mais:

A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, também conhecida como logística reversa. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, ao de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.

O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), entidade que representa os fabricantes de pneus novos no Brasil. Ao longo dos anos, o Programa foi sendo ampliado para todas as regiões do País e os fabricantes decidiram criar uma entidade voltada exclusivamente para esse fim.

O descarte de pneus acarreta grandes problemas ambientais especialmente por conta de seu elevado tempo de deterioração, causando poluição do solo e contaminação de áreas. Além disso, quando estão expostos à luz solar e às chuvas, os pneus começam a se desfazer tanto em líquidos como em gases, contaminando ecossistemas inteiros e a atmosfera.

Além disso, pneus também são fontes para diversas doenças quando dispostos de forma inadequada. Dengue, malária e febre amarela são algumas das enfermidades que advêm do descarte de pneus de forma incorreta. Acumulando água e sujeira, os pneus também contaminam o solo, podendo causar infecções nas pessoas e atingindo até os animais que se alimentam de recursos naturais contaminados pela eliminação de resíduos químicos que fazem parte da consistência dos pneus.

#CidadeLimpa #CampanhaColetadePneus #MeioAmbiente